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28 de set. de 2012

Nos EUA, consumo de informações via internet ameaça a TV




Os norte-americanos trocaram de vez os veículos de comunicação tradicional pela internet - convencional e móvel - para se informar. A televisão é a única fonte de notícias que ainda não foi deixada para trás mas, segundo pesquisa divulgada nessa quinta-feira, 27, pela Pew Research, isso está mudando.


Em 2004, quando a consultoria passou a considerar o meio digital, ele era escolha de 24% dos americanos. Quatro anos depois, com 29% de preferência, já começava a beliscar jornais e rádios, que tinham 34% e 35%, respectivamente. Enquanto isso, a TV se mantinha tranquila com 57%.

A ultrapassagem do digital por jornais e rádio veio dois anos depois e, em 2012, o cenário é o seguinte: notícias via internet fixa e móvel são preferência para 39%; rádio, 33%; jornais, 29%. A televisão se mantém na ponta, mas caiu para 55%.




Reprodução

O percentual de americanos que dizem acompanhar informações via redes sociais também deu um salto, indo de 9% em 2010 para 19% neste ano.

Entre adultos até 30 anos, contando tanto os que se informam por sites como Facebook e Twitter (33%), tanto os que usam a TV (34%), apenas 13% leem jornais - mesmo em seus formatos digitais, o que pode indicar certa fadiga em relação ao modelo vigente.