Ads 468x60px

Social Icons

.

Tecnologia

Aprenda mais Sobre TecnologiaAs vezes quando se entra no mundo tecnológico os nomes parecem gregos, e você fica perdido, aqui vai algumas para você aprender mais um pouco e saber diferenciar umas das outras.

Tecnologia 2G


A Segunda Geração em telefonia móvel , foi desenvolvida pela necessidade de poder ter um maior número de ligações simultâneas praticamente nos mesmo espectro de radiofreqüência assignados á telefonia móvel. Foram introduzidos protocolos de telefonia digital que além de permitir mais conexões simultâneas com a mesma largura de banda, permitiam integrar outros serviços que anteriormente eram independentes. 

Tecnologia 3G


A tecnologia da 3ª geração com velocidade de transmissão de dados muito mais rápida. Esse é o tipo de tecnologia que as operadoras vem adotando em seus aparelhos como celulares, tablets, smartphones, etc para que o usuário possa acessar a internet de onde estiver com a maior velocidade e total comodidade. A tecnologia 3G permite fazer vídeo-chamadas e se conectam com a maioria dos sinais digitais como os da televisão sem utilização de fios e cabos e sem a necessidade de estar em área de alcance de pontos  Wi-Fi.

Tecnologia 4G


Sucessor da tecnologia 3G, contém requisitos de velocidade de ponta para o serviço 4G a 100Mbps para a comunicação de alta mobilidade (como a de trens e carros) e 1 Gbps para a comunicação de baixa mobilidade (como pedestres e usuários estacionários).
Essa tecnologia permite ao usuário, fazer dowloads de aplicativos grandes, pode fornecer conexão sem fio para outros dispositivos incluindo smartphones, notebooks, computadores, celulares, sistema de jogos portáteis, etc. 

A-GPS


GPS assistido (A-GPS) é uma versão aprimorada de GPS. A-GPS recebe dados de suporte através de uma conexão de dados (por exemplo, GPRS ou 3G), ajudando seu aparelho a calcular as coordenadas da sua posição atual quando recebe informações de satélites. 

Android


Sistema Operacional desenvolvido pelo Google com código aberto que roda sobre o núcleo Linux para dispositivos móveis como celulares, smartphones e tablets. Cada versão desse SO recebe um nome como HoneyComb, Gingerbread, etc

Bluetooth


Padrão global de comunicação sem fios e de baixo consumo de energia que permite a transmissão de dados através de dispositivocs compatíveis com a mesma tecnologia.A trasmissão de dados é feita através de rádio frequência, permitindo que o dispositivo detecte o outro independente de sua posição, desde que o mesmo esteja dentro do limite de proximidade.A velocidade de transmissão por Bluettoth é baixa porém suficientes para uma conexão satisfatória entre a maioria dos dispositivos.

Edge


Enhanced Data rates for GSM Evolution é uma tecnologia digital para telefonia celular que permite a melhora da transmissão de dados e aumenta a confiabilidade. Uma tecnologia de 3ª geração, classificada como um padrão de 2,75G, já que a melhoria feita nas redes é de 2,5G (GPRS). EDGE pode ser usada para qualquer troca de pacotes como  uma conexão com a internet. EDGE é uma atualização de rede eficiente e relativamente simples para a maioria das operadoras  GSM .

GPRS


As siglas GPRS correspondem a General Packet Radio Services, em português Serviço Geral de Pacotes por Rádio. Essa tecnologia baseia-se na comutaçãoi de pacotes realizando a transmissão dos mesmos sobre a rede GSM.
O GPRS permite enviar e receber informações através de telemóveis atendendo a uma diversidade de serviços online como e-mails, chats, páginas Web, entre outros. Sua velocidade pode atingir os 115Kbps, ampliando as potenciliadades da rede, melhora o acesso WAP e aumenta exponencialmente a velocidade de dados. 

Infravermelho


Meio para transmissão de dados, veio antes do Bluetooth.
Para o compartilhamento de dados entre aparelhos com essa tecnologia, é necessário que ambos estejam com os receptores alinhados (um na frente do outro) e a uma distância de 15-30 centímetros. 

iOS


Sistema Operacional mais avançado para dispositivos móveis da Apple inc, desenvolvido originalmente para iPhone, mas encontrado em todos os produtos, como iPodiPad eApple TV
A interface do usuário do iOS é baseado no conceito de manipulação direta, utilizando gestos em multi-toque. A interação com o sistema operacional inclui gestos como apenas tocar na tela, deslizar o dedo, e o movimento de "pinça" utilizado para se ampliar ou reduzir a imagem.

Touch Screen


É a grande evolução tecnologia, telas sensivéis ao Toque. Produtos com essa tecnologia, dispensam o uso de teclados ou mouses. Touch Screen é um display eletrônico que detecta a presença e localização de um toque dentro da área de exibição, esse tipo de tecnologia vem se mostrado cada vez mais presente em eletrônicos, celulares, tablets, etc. A Touch Screenpermite a interação do usuário com o que é oferecido e também desempenha um papel de destaque no design de aparelhos digitais.

WAP


(Wireless Application Protocol; em português, Protocolo para Aplicações sem Fio), padrão internacional para aplicações que utilizam comunicação de dados digitais sem fio (internet móvel). 
Desenvolvido para prover serviços equivalentes a um navegador Web com alguns recursos específicos para serviços móveis.

Wi-fi


Wi-Fi (Wirelles Fidelity ou Fidelidade sem fio) é um conjunto de especificações para redes locais sem fio baseado no padrão IEEE 802.11, certificado pela Wi-Fi Alliance. Seus dados são emitidos através de rádio frequência evitando assim o uso de fios e cabos de rede.Para acessar a internet através de Wi-Fi é necessário estar em um raio de ação ou área de alcance de um ponto ou acesso local público onde se possa usar dispositivos móveis como celulares, impressoras, tablets, notebooks, etc. 

Windows Phone


Sistema Operacional desenvolvido pela Microsoft.

Com nova interface gráfica denominada Metro  não permitindo interfaces personalizáveis e controlando rigorosamente todo o hardware em que o sistema funciona.

Veteranos de BlackBerry estão migrando para outras plataformas, diz pesquisa


Os usuários corporativos, que têm sido - por muito tempo - os usuários mais fieis da RIM na batalha contra o iPhone e os dispositivos Android, estão migrando cada vez mais para outras plataformas móveis.

Um novo estudo divulgado pela Enterprise Management Associates descobriu que 30% dos usuários de BlackBerry em empresas tem planos de mudar para uma plataforma diferente no ano que vem. A pesquisa aponta que, se isso acontecer, a participação no mercado da RIM terá uma redução significativa, atualmente em 52% (neste mercado).
"Esperávamos ver alguma queda na quota de mercado da RIM, mas estes resultados foram muito piores do que imaginávamos", disse Steve Brasen, diretor de pesquisa da Enterprise Management Associates. "Várias empresas e funcionários indicaram que estavam abandonando os dispositivos BlackBerry para mudar inicialmente para o Android e iOS. Esses dados foram coletados antes das recentes falhas no serviço do BlackBerry, e isso pode ter acelerado ainda mais a migração."
A Enterprise Management Associates também disse que a falta de satisfação do usuário é a principal razão pelo qual eles querem se afastar de dispositivos BlackBerry, já que apenas 16% dos usuários disseram estar completamente satisfeitos com seus dispositivos. Em contraste, 44% dos usuários de iPhone disseram estar completamente satisfeitos com seus aparelhos.
Na semana passada a RIM foi atingida por uma situação embaraçosa, quando seus serviços sofreram uma interrupção de quatro dias. A empresa, desde então, ofereceu aos seus clientes aplicativos de graça para compensar a falha.
Você é ou já foi usuário do BlackBerry? Pensa em migrar para outra plataforma? Deixe a sua opinião nos comentários.

 

Nova versão do GMAIL a caminho

O Google está faz algum tempo se preparando para mudar o Gmail.
Agora lançaram “sem querer” um vídeo falando sobre as funcionalidades novas de comunicação por thread de conversa e um novo visual.

As opções focam em usabilidade para vários tamanhos de tela, além de permitir que as conversas pareçam mais com chats, e exibindo os Avatares dos usuários. Um design mega clean seguindo a linha do Plus, que vem dominando todas as interfaces do Google, esta presente.

Facebook vai permitir posts de 5 mil caracteres

  Ate o presente, o Facebook permitia posts em seu status de apenas 500 caracteres (comparado ao Twitter já  é um monte), mas agora com a nova atualização, os posts poderão ter até 5 mil caracteres.

Seria algo novo, se não fosse padrão no Google Plus desde o início, o que pode mostrar que o Facebook está se adaptando, e tentando identificar novos potenciais para interatividade em seu sistema.
Usuário comum não está muito preocupado com a capacidade de inserção de caracteres, estão todos na verdade buscando uma forma inteligente de comunicação de vários níveis, pessoal, e profissional, ao mesmo tempo, fonte de conhecimento e entretenimento.