Aprenda a diferenciar as diversas pragas digitais, elas são responsáveis pelos disparos automáticos de mensagens seja elas por email, messengers, redes sociais; podendo capturar seus dados, senhas e monitorar seu computador. Algumas são responsáveis por capturar tudo o que é digitado pelo usuário, outras podem transformar seus computadores em escravos, tendo o objetivo de usar seu micro para invadir outros e até mesmo se passam por empresas para usufruir de suas informações.
Conheça algumas das principais ameaças digitais:
Malware - Termo utilizado para qualquer ameaça digital de vírus, cavalo de troia, vermes, etc.
Cavalo de Troia (trojans) - Entra no pc pelas mãos do próprio usuário, que ao clicar em um programa ou link infectado. Acabam liberando acesso remoto ao seu computador e podem também capturar seus dados e transmiti-los para outra máquina.
Spyware - Programas que "espionam" as atividades dos usuários ou capturam informações sobre eles, que vão desde as senhas dos usuários, à páginas acessadas pelos mesmos. Para contaminar um computador, os spywares geralmente são "embutidos" em softwares de procedência duvidosa.
Vírus - Código malicioso auto-replicante, ele se propaga, estando em seu computador ele pode atravessar para outros micros de sua rede interna, ou para sua rede de contatos através de disparo de emails, mensagens automáticas em redes sociais ou até programas de conversação. Eles inserem cópias de si mesmo em programas e documentos. Por isso é importante mantermos em dia as atualizações de antivírus.
Phishing - Atacam principalmente em emails falsos, que se passam por empresas ou bancos pedindo suas informações.
Verme - Como o vírus, também é auto-replicante, mas não depende de programa ou intervenção de usuário, eles são mais "inteligentes", pois buscam falhas em seu sistema operacional ou programas. A prevenção seria além do antivírus, o windows update, que corrige esses bugs no SO (Sistema Operacional).,
Keylogger - Este programa armazena tudo o que é digitado em seu computador, normalmente é enviado por email em forma de executável sempre camuflado por alguma mensagem que atraia sua atenção, assim que o usuário executá-lo, ele automaticamente se instala em seu micro e fica operando de forma oculta. Podendo transmitir tudo o que for digitado por você via FTP, email, rede, etc. O objetivo é capturar dados principalmente de bancos, por isso é importante usarmos sempre o teclado virtual como forma de proteção.
Rootkit - Programa que dá ao Cracker acesso privilegiado ao computador invadido, podendo ser usado para obter informações do mesmo ou tranformá-lo em escravo, ou seja, usam o computador invadido para outras invasões e disparo de pragas; são de difícil detecção e remoção.
Os 10 piores vírus foram:
1.Melissa: Foi o primeiro vírus a se propagar por e-mail. Vírus de macro que funciona em ambiente operacional Windows 95/98, infecta documentos do word 97 e 2000. É acionado quando o documento em questão é aberto. Utiliza o Outlook Express como meio de saída, manda e-mails para 50 endereços diferentes contidos na agenda do programa. Dependendo a hora que é acionado, aparecerá uma mensagem na tela “Twenty-two points, plus triple-word-score, plus fifty points for using all my letters. Game’s over. I’m outta here“.
2.ILOVEYOU: Considerado o vírus mais devastador pois 1 a cada 28 e-mails que circulavam pela internet em maio/2000 continham o vírus. É classificado como um worm, capaz de fazer cópias de si mesmo. Inicialmente a sua circulação se deu através de e-mail, o assunto do e-mail dizia que era uma carta de amor de um admirador secreto, o que causava a confusão era o arquivo em anexo que originalmente tinha o nome de LOVE-LETTER-FOR-YOU.TXT.vbs. Entre as principais atividades do vírus ele baixava um arquivo chamado WIN-BUGSFIX.EXE, que ao invés de concertar erros do sistema, roubava senhas e enviava direto para o hacker criador do vírus. Causou aproximadamente US$10 bilhões de prejuízos.
3.Klez: Vírus do tipo worm, foi a praga virtual que mais conseguiu se propagar na história. Quando um computador está infectado pelo vírus, ele envia automaticamente e-mails, sem que o usuário perceba, muda o campo do destinatário “De” para um destinatário que esta na lista de contatos do infectado, e vai mandando para os outros contatos. Por este motivo fica impossível saber da onde veio o vírus.
4.Code Red e Code Red II: Surgiu no verão de 2001, exploravam uma vulnerabilidade do sistema operacional windows 2000 e NT. Foi escrito com o intuito de realizar ataques DDoS (realizar muitos acessos ao mesmo tempo em um determinado host, fazendo com que o mesmo saia do ar) na Casa Branca. O usuário que tiver o computador infectado com este vírus perderá o controle do mesmo e poderá ter suas informações roubadas pelo hacker e até mesmo ter o computador utilizado para realizar crimes. Um tempo após o surgimento do vírus a Microsoft liberou um patch de correção que resolveu a vulnerabilidade.
5.Nimda: Vírus do tipo worm que começou o seu ciclo em 2001. O nome Nimda trata-se de uma anagrama, se invertidas as letras do nome você encontrará a palavra Admin. Vírus com propagação mais rápida de todos os tempos. O seu alvo principal eram os servidores, foi criado para congestionar a internet. Usava vários métodos para se espalhar, um deles o e-mail.
6.SQL Slammer/Sapphire: Lançado em janeiro de 2003, este novo vírus de servidor causou muita devastação por onde passou. Derrubou vários sistemas importantes, entre eles, o serviço de caixa automático do Bank of America , a cidade de Seattle, que sofreu cortes no serviço de atendimento de emergências e a Continental Airlines, que precisou cancelar vários voos devido aos erros no sistema de passagens eletrônicas (em inglês) e de check-in.
7.Mydoom: Vírus do tipo worm que criava porta dos fundos no sistema operacional. O vírus original (existiram muitas variantes), estava programado para iniciar um ataque DDoS, começando em 1º de fevereiro de 2004, o segundo comando faria com que o vírus parasse de se distribuir no dia 12 de fevereiro de 2004. Tempos mais tarde uma variante utilizou os computadores ainda infectados para fazer centenas de requisições a buscadores da internet (inclusive o Google), deixando eles muito lentos e alguns até fora do ar.
8.Sasser: Vírus do tipo worm, que se espalhava de uma maneira diferente. Ao entrar em contato com os computadores vítimas ele instalava o seu código em todos os executáveis que a máquina possuía, e fica a procura de ips para que pudesse atacar mais vitimas.
9.Leap-A/Oompa-A: Lançado em 2006. O primeiro vírus desenvolvido para atacar computadores Mac. Usava o programa iChat para propagar-se nos computadores Mac vulneráveis. Depois de infectado o vírus envia uma mensagem para cada pessoa da lista com um aparentemente inofensivo arquivo jpg.
10.Storm Worm: Vírus do tipo Cavalo de Troia. Detectado pela primeira vez em 2006. Obteve este nome porque uma das mensagens infectadas que enviava tinha como assunto: “230 mortos em temporal na Europa”. Transforma o computador infectado em zumbi, vulnerável ao controle remoto da pessoa responsável pelo ataque
0 comentários:
Postar um comentário